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domingo, 17 de agosto de 2008

O timbre perfeito ...

A busca pelo timbre perfeito é algo meio louco pra gente que toca Pau elétrico (Guitarra , Baixo , Guitarra Baiana e afins), pois todo material utilizado na construção interfere direta e indiretamente no som do instrumento .
MADEIRAS PARA CORPO
Ash e swamp ash: Madeira de média densidade. Usada nas Fenders antigas. Sonoridade de agudos bem definidos, brilho e ataque blueseiro.
Alder: Usada nas Fender a partir de 56. Diferente do ash, tem o som mais amaciado. Agudos comportados e timbre equilibrado.
Sen: Visual semelhante ao Ash. Muito utilizada em guitarras asiáticas. Sonoridade aguda mas sem muito ataque.
Basswood: Madeira de baixo custo experimentada nos anos 80. Possui som macio mas sem muita consistência em termos de peso. Funciona bem com captadores de alto ganho.
Cedro: Madeira brasileira de aspecto semelhante ao mogno. Porém possui sonoridade mais aberta e menor peso. Balanço de médios/graves/agudos muito bem equilibrado.
Marupá ou Caxeta: De origem brasileira. Agudo encorpado e sonoridade que se aproxima de madeiras internacionais. Muito adequado para guitaras strato e telecaster.
Vinhático: Outra madeira do Brasil. Sonoridade de agudos equilibrados e graves encorpados. Mogno: Muito utilizadfa pela Gibson, PRS, Guild. Som gordo,encorpado, privilegiando os graves. Boa sustentação. Maple: Uma das mais utilizadas no mercado mundial. Alta densidade e sonoridade aguda cortante

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